ANGOLA E REGIONAL

A Capoeira Angola (mãe de todas as Capoeiras)

 

Antes de Mestre Bimba criar a Capoeira Regional, a Capoeira Angola era chamada apenas de Capoeira, mas com o surgimento da Regional de Bimba surge o nome Capoeira Angola. O mestre mais famoso e conhecido da Capoeira Angola foi Pastinha. Ele dizia: "Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo mas, sim, aquele que deixa o corpo ser movimentado pela alma".


Ê, maior é Deus.
Ê, maior é Deus, pequeno sou eu.
O que eu tenho foi Deus quem me deu,
o que eu tenho foi Deus quem me deu.
Na roda da Capoeira, grande e pequeno sou eu.

 

É assim que Pastinha abre o disco LP que gravou com músicas de Capoeira. Pastinha define a Capoeira como: "Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método, seu fim é inconcebível ao mais sábio dos mestres"

 

 Talvez pelo fato de a Capoeira Regional ter se expandido amplamente pelo Brasil, principalmente como uma modalidade de luta, passou-se a difundir a idéia de que a Angola não dispunha de recursos para o enfrentamento, afirmando-se ainda que as antigas rodas de Capoeira, anteriores a Mestre Bimba, não apresentavam situações reais de combate. Porém, os velhos mestres fazem questão de afirmar que estes ocorriam de uma forma diferente da atual, em que os lutadores se valiam mais da agilidade e da malícia - ou da "mandinga", como se diz na Capoeira - do que a força propriamente dita.

 

Dando maior atenção a esta malicia, descrevemos uma passagem denominada de Chamada de Angola, onde um dos jogadores em frente ao Berimbau abre os braços para a chamada, o outro, cautelosamente, após vários floreios e domínios do corpo se aproxima, segura a mão do companheiro e defende de cotoveladas, cabeçadas, etc..., É importante lembrar que é preciso saber entrar numa chamada para não levar a pior, pois como foi dito acima, tudo não pode passar de uma encenação.

 

Mestre Pastinha, em seu livro Capoeira Angola, afirma que "sem dúvida, a Capoeira Angola se assemelha a uma graciosa dança onde a 'ginga' maliciosa mostra a extraordinária flexibilidade dos capoeiristas. Mas, Capoeira Angola é antes de tudo, luta e luta violenta" (Pastinha, 1964:28).

 

Vicente Ferreira Pastinha, mais conhecido como Mestre Pastinha, já faz parte da cultura popular do Brasil. Nascido em Salvador (BA), no dia 5 de abril de 1889, era visto como "um indivíduo desconfiado e prevenido, que ao aproximar-se de uma esquina, tomava logo o meio da rua." Outras características peculiares lhe eram atribuídas, como a calça de boca larga que cobria toda a extensão dos pés, a argolinha de ouro na orelha e o tradicional chapéu de banda.

 

Mesmo depois de muito idoso, jogava Capoeira como um exímio jovem de pouca idade, executando todos os movimentos com grande facilidade. Esse fato e sua intensa dedicação à Capoeira fizeram dele a figura famosa e respeitada que sempre foi, dentro e fora das "rodas"

 

O Estilo Primitivo teve em Agenor Sampaio, o Sinhozinho, como o seu representante. Hoje, a Capoeira não é mais privilégio da Bahia ou Rio de Janeiro, tendo se espalhado por todo o mundo com grande aceitação.  Tornou-se um esporte competitivo segundo a resolução do /conselho Nacional de Desportos, em 1972. A Capoeira é um dos esportes mais cogitados para fazerem parte nas Olimpíadas.


Luta Regional Baiana

 

No ano de 1937, Manoel dos reis machado, o Mestre Bimba, realiza para o então presidente Getulio Vargas, uma belíssima apresentação, e só então, a Capoeira voltou a ser praticado em locais públicos.

 

Mestre Bimba é considerado pai da Capoeira moderna, não só por ter atuado em sua liberação, mas também por ter sido o primeiro a dar-lhe uma didática e ensinar em recinto fechado. Mestre Bimba criou o estilo Regional. Um estilo onde o Capoeira podia jogar de pé. Mestre Bimba inclui na Capoeira Regional golpes de boxe e lutas orientais, tornando a Capoeira mais rápida e eficiente.

 

O jogo Regional se caracteriza por ser jogado sob os toques da Capoeira Regional: São Bento Grande Regional, Idalina, Benguela, Amazonas, Iúna, segundo os princípios desenvolvidos pelo seu criador, Manoel dos Reis Machado - Mestre Bimba(1900-1974).

Não basta ser rápido qualquer toque para que se transforme em Regional o jogo. Tem regra, tem jogo específico para os toques específicos, tem fundamentos próprios. Jogo Regional pode ser de fora, como também pode ser de dentro. Pode ser alto ou baixo.


Pode ser jogado na manha do toque da Benguela, que o Mestre criou para acalmar os ânimos, mas tem que ser marcado, sincronizado no toque do berimbau único que segura a roda e dá ritmo ao jogo. Não tem que disparar apressado que não possa mais cantar. Pode ser manhoso também. Regional tem força, garra, ritmo e muita ciência também.

A falta de respeito com os fundamentos da Regional é muitas vezes tão grande quanto para com a Angola, uma vez que a maioria dos capoeiristas, dizem serem adeptos e praticantes da Regional e não conhecem, salvo exceções, os fundamentos desse estilo.

 

A Regional tem sua própria ciência e eficiência. Se pretender seguir este estilo, deve-se buscar conhecer e obedecer aos seus princípios defendê-los e respeitá-los. Podemos dizer que sejam representantes legítimos da Capoeira Regional os ex-alunos de Mestre Bimba e seus descendentes diretos e os demais capoeiristas que sejam fiéis às suas bases e filosofias, independente da origem do conhecimento adquirido, se for autêntico é claro.

 

As cantorias na Regional foram divididas entre quadras e corridos, diferente da Angola que abre com a ladainha e depois passa para os corridos. Além disso, para se jogar eficientemente a Capoeira Regional é preciso:Conhecer seus fundamentos, em particular o jogo de dentro, marcado e ritmado sob o São Bento Grande Regional; Não se agarra ou se deixa agarrar durante o jogo; Jogar objetivamente, buscando decidir o jogo com as entradas desequilibrantes típicas da Regional; Ser leve e rápido na sua movimentação.